top of page
  • Foto do escritorRodrigo Trindade

O que define a resistência de um móvel e como isso pode afetar o seu orçamento?

Com o aumento da produção em massa de móveis planejados, percebemos uma crescente melhoria na qualidade estética dos produtos (em relação aos critérios estéticos atuais). Contudo, essa melhoria estética pode vir acompanhada de uma queda significativa na qualidade dos móveis. Isso ocorre porque muitas empresas visam atender aos seus próprios interesses orçamentários e também aos interesses do público em geral.

O público geral muitas vezes opta por móveis de baixa qualidade e resistência, devido ao preço atraente e a aparência visual. Os clientes acreditam estar fazendo um bom negócio, quando na verdade estão adquirindo móveis com uma vida útil curta. Por outro lado, os móveis sob medida fabricados pelas melhores marcenarias apresentam uma qualidade muito superior, e podem durar por toda a vida com apenas pequenas alterações.

Ao optar por um móvel pronto de vitrine, o cliente economiza no orçamento inicial, porém acabará gastando mais em substituições no futuro. Há uma grande diferença de qualidade entre esses produtos. Móveis prontos geralmente utilizam estruturas de madeira aglomerada com apenas 12 ou 15 mm de espessura, que acabam esfarelando com o tempo e tornam difícil a fixação de parafusos.

Já os móveis resistentes utilizam estruturas de chapas de MDF de 18 mm ou mais, que são muito mais resistentes e fixam melhor os parafusos. A única fragilidade do MDF (e de quase todos outros materiais) é a água/umidade. Além disso, móveis resistentes possuem fundos/costas com chapas de 6 mm revestidos nas duas faces, tornando o móvel ainda mais resistente à umidade.

Móveis de baixa qualidade costumam usar pregos como fixadores de fundo/costas, enquanto móveis resistentes utilizam parafusos para essa finalidade. Da mesma forma, os móveis de baixa qualidade utilizam kits deslizantes para fixação de gavetas, enquanto os móveis resistentes utilizam trilhos telescópicos.

Existem outras diferenças significativas que poderiam ser citadas, mas acredito que essas mencionadas já demonstrem a importância de escolher um móvel resistente e duradouro. Optar por móveis sob medida pode representar um investimento inicial maior, mas certamente é um investimento que trará retorno a longo prazo, evitando gastos desnecessários em substituições frequentes.

15 visualizações0 comentário
bottom of page